domingo, dezembro 02, 2012

Exposição fotográfica mostra “Portugal Único” na capital russa


     Fotos de Veronica Kulakova
   
***José Milhazes, Agência Lusa***

Moscovo, 02 Dez (Lusa) - Um grupo de fotógrafos russos e portugueses, profissionais e amadores, decidiram organizar uma exposição fotográfica para mostrar aos moscovitas as belezas naturais e históricas de "Portugal Único".
"São cerca de 60 fotografias de autores portugueses e russos. Alguns amadores, outros profissionais, mas o nosso objetivo é divulgar as belezas do nosso país", declarou à Lusa João André Cardoso, um dos organizadores da exposição, que abriu no sábado ao público.
João André Cardoso, que nos tempos livres se dedica à fotografia, é engenheiro agrónomo e tenta realizar alguns dos seus projetos na Rússia.
"Aproveitámos a exposição para que os visitantes russos conheçam também alguns dos produtos mais populares portugueses: os vinhos e pastéis de bacalhau. Temos de explorar melhor as possibilidades que o mercado russo abre", acrescentou.
André Nóbrega, outro dos participantes da exposição, é um profissional de fotografia e vídeo que estuda e trabalha em Moscovo.
"Em Portugal as oportunidades para os jovens são quase nenhumas, por isso decidi arriscar. Não me posso queixar de falta de trabalho em Moscovo e as coisas não estão a correr mal", afirma à Lusa André Nóbrega, que organiza também filmagens em Portugal e Rússia para cineastas de ambos os países.
João Branquinho, funcionário de uma multinacional alemã no campo do 'marketing' em Moscovo, também decidiu expor dez das suas fotografias tiradas aquando das suas passagens por Portugal.
O fotógrafo amador russo André Konin visitou pela primeira vez em 2007, quando participou numa iniciativa no campo da ecologia. As suas fotos revelam claramente que os seus locais preferidos ficam no Minho: Braga, Guimarães.
"Apaixonei-me pelo vosso país e visito-o sempre que posso. Levo os meus amigos. Para mim, Portugal é sinónimo de liberdade, vou para lá como se fosse para casa", frisa.
A fotógrafa russa Tatiana Turakina chegou a Portugal através de Espanha. Casada com um galego, o que fez questão de sublinhar, adora a "diversidade" e a "cor" de lugares como Batalha, Sintra.
A exposição, em cuja abertura estiveram presentes várias dezenas de pessoas, principalmente jovens, estará patente em Moscovo até meados de dezembro.
Ao abrir a exposição, o diplomata Rui Baceira, em representação da Embaixada portuguesa, lançou um apelo aos russos para que visitem Portugal e invistam na economia do país.

Sem comentários: